domingo, 18 de dezembro de 2011

Quem lê tanta notícia? [3]

Shock and Awe: José Serra atingido por 344 bolinhas de papel
Kassab declara vitória na luta de classes
Prefeito paulistano e líder do Partido Serrista Demofóbico, Gilberto Kassab comemorou nessa semana a vitória da classe média alta paulistana na luta de classes municipal. Em churrasco de fim de ano num bar descolado da Vila Madalena, na presença de toda a base serrista da cidade, o prefeito discursou em tom triunfal. "Nossa administração acabou com qualquer dúvida sobre qual classe venceu a luta em São Paulo", declarou Kassab, "Os integrantes da classe média alta e da classe alta da cidade podem pegar seus carros importados e ocupar a Paulista para comemorar a vitória". O orçamento de 2012, que diminui o orçamento de bairros da periferia e aumenta os gastos nos bairros centrais reflete a derrota dos pobres. "Como em qualquer guerra, o vencedor fica com os despojos", declarou o ex-Secretário Municipal de Políticas Higienistas e pré-candidato a prefeito, Andrea Matarazzo. O ex-presidente Lula, que passou rapidamente pelo evento para cumprimentar o prefeito, não quis revelar porque saiu dali às gargalhadas mas aparentemente falava ao celular com Fernando Hadad, pré-candidato petista à prefeitura.


COP16 condena Brasil por aumento de ruído branco, masculino, heterossexual e cristão
O estrondoso silêncio que se fez nos meios jornalísticos tradicionais brasileiros em torno do livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., foi ouvido no mundo todo. Em uma decisão inédita, os delegados que deixavam a COP16 emitiram um último comunicado, redigido e votado no Starbucks da sala de embarque do aeroporto de Durban, condenando o Brasil. A nota expressa a preocupação dos delegados com o efeito que tanto silêncio representa para espécies brasileiras ameaçadas de extinção, especialmente tucanos e outros pássaros seus parentes. 

Blogs de comida comemoram desvinculação de receitas
Os blogs culinários brasileiros entraram dezembro em clima de festa. A aprovação em primeiro turno da desvinculação das receitas da União no Senado atende a uma velha reivindicação da comunidade gastronômica brasileira, liberando o uso, a citação e a releitura das receitas que acompanhavam os pacotes de açucar União quando a gente era criança. Segundo Fal Azevedo, colunista do Oba Grastronomia, "a desvinculação é uma vitória do movimento do doce livre, que luta pela livre utilização das receitas de nossas avós e contra as patrulhas calóricas". Alessandra Blanco, do Comidinhas, vai mais longe: "A desvinculação das receitas da União vai permitir que finalmente a cozinha contemporânea brasileira se aproprie de forma orgânica de suas raízes engordatícias. E sem ter que usar açúcar refinado o tempo todo!". 

Agência de classificação indica aumento do "Risco Serra"
A agência de classificação de risco político Estandarte dos Pobres, que apenas semana passada havia rebaixado a nota de José Serra de BB- (prefeiturável) para B+ (prefeiturável com restrições/vereadorável), indicou que o eterno candidato tucano a qualquer cargo pode sofrer um novo revés. Em nota oficial, a agência expressou preocupação com os efeitos da publicação do livro "A Privataria Tucana" sobre as chances do candidato, dando a entender que Serra pode ser novamente reclassificado, dessa vez para C (sindicável e olhe lá). O rebaixamento de Serra para candidato a síndico representaria um grande problema para o PSDB, visto que o líder tucano mora em uma casa que lhe foi dada de presente por sua filha.
A agência mineira MóDize, que no início do ano foi acusada de favorecer Aécio Neves, ao rebaixar Serra para BB- já em janeiro, emitiu nota oficial dizendo apenas "Ué, vóssuncê num sabia?"

Dilma preocupada com base obesa
A presidenta Dilma, preocupada com a saúde dos parlamentares da base aliada, ordenou que a Anvisa examine o cardápio dos restaurantes e cafeterias do Congresso Nacional. Fontes da Anvisa relataram que a ordem do Planalto é cortar as frituras, diminuir o sal e eliminar doces e carboidratos até o limite da irresponsabilidade. "A idéia é chegar a 2013 com uma base pelo menos 20% mais magra", disse a esse blog uma fonte anônima. Mas os planos do governo podem fracassar. Rumores indicam que a bancada gordinha do baixo clero do Congresso está se organizando para contrabandear doces, refrigerantes e quitutes diretamente para os gabinetes dos parlamentares. Já a oposição denunciou a manobra do governo como uma ingerência indevida do Executivo na vida parlamentar. "Defendemos o sagrado direito do Parlamento de se entupir de comida gordurosa até as veias explodirem", declarou o líder do DEM Demóstenes Torres em discurso na tribuna do Senado, "Já basta esse governo ter nos tirado os eleitores, agora quer nos tirar o torresmo também?". "E o pão de queijo!", aparteou o Senador Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário